Blocos cerâmicos – Preço baixo ou qualidade

A fim de alertar as pessoas sobre a segurança de suas casas, decidimos escrever um pouco sobre o CUSTO x BENEFÍCIO dos blocos cerâmicos.
A grande maioria das pessoas ao entrarem em contato com alguma loja de materiais para construção ou cerâmicas para comprarem a os primeiros materiais, ou melhor, as bases de suas tão sonhadas casas próprias se deparam com preços que muitas vezes não são de bom grado e acabam por escolher os produtos mais baratos, alias esses materiais não ficarão expostos, não tem o porquê gastar tanto com isso, não prejudicara na aparência da casa, pois bem, isso é o que essa maioria pensa. No entanto as coisas não são bem por ai. Falaremos aqui mais precisamente sobre os blocos cerâmicos. Começando com algumas dicas de muita serventia para leigos no assunto.

  • Procure conhecer o fabricante dos blocos: Se possível, visite a empresa;
  • Questione sobre o controle de qualidade;
  • Conheça o produto, apesar de não ficar aparente na sua casa, a estética já vai auxilia-lo, e muito na escolha.
  • Procure pessoas (empreiteiros) que já trabalharam com o bloco escolhido;
  • Se houver a possibilidade, visite alguma obra que esteja utilizando o produto.

Pode parecer trabalhoso, mas o tempo gasto escolhendo esse material será o mesmo para os demais, inclusive na hora de revestir a casa, escolher pisos, revestimentos, porta e janelas e toda a decoração.·.
Então surge a seguinte pergunta: Por que escolher os blocos cerâmicos pela qualidade e não pelo preço?

  • Uma resposta simples que infelizmente nem todos sabem. Os blocos cerâmicos fazem parte da estrutura da casa, a base para toda a construção, junto com o concreto e toda a ferragem, as colunas no caso de blocos para vedação e os pontos de graute no uso dos blocos estruturais. Alem dos cálculos feitos pelo engenheiro, temos que ter plena confiança nos materiais utilizados, ate ai todos devem concordar com isso. Se qualquer um desses materiais falhar em sua atuação colocará em risco você e sua família, alem de lhe trazer grande prejuízo financeiro com reformas.
  • Outro ponto: Essa fase é a mais barata da obra, se for executada corretamente e com boa qualidade, ainda lhe ajudara a economizar ate 30% no custo final da sua casa.

Como saber se o bloco é de boa qualidade?

  • Como todo material cerâmico, os blocos são obtidos a partir da mistura de argila com água, a secagem e a queima. No caso da cerâmica vermelha, a mais utilizada para construção civil, os blocos queimados adequadamente apresentam uma cor laranja bem forte e atingem alta resistência (fator chave para a estrutura da casa). Abaixo um bloco estrutural 14x19x29cm apos uma queima perfeita.

bloco-estrutural

Blocos mal queimados, apresentam cor laranja mais apagada chegando ao marrom, muito parecidos com os blocos ainda não queimados e sua resistência é afetada. Abaixo um bloco estrutural ainda cru, seco apenas pela estufa.

bloco-estrutural-cru

Alem das cores, os blocos mal queimados ficam ocos, ao bater uma peca à outra, se percebe a fragilidade da peca. Há no mercado blocos que chegam a se desmanchar em contato com a chuva ou umidade. Alem dessas características físicas, pode-se pedir ao fabricante  os ensaios de resistência e dimensionais.

O que achou dessas dicas?
Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários abaixo e compartilhe.

Blocos cerâmicos indaiatuba

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s